A Organização Mundial de Empresas

ICC Portugal inaugura as comemorações dos 100 anos da Câmara de Comércio Internacional

images/Desafios_comercio_global.JPG

Contando com a presença do Secretário-Geral da ICC, John W. H. Denton AO, a Delegação Portuguesa da maior organização mundial de empresas foi a primeira a organizar um evento comemorativo do seu centenário.

A International Chamber of Commerce (ICC), enquanto organização mundial de empresas, promove desde 1919 o comércio global, procurando que as empresas colaborem com os governos na definição de novos rumos para uma nova era de políticas comerciais que ajudem a lidar com as pressões atualmente sentidas na economia global.

Em 2019, assinalámos o seu primeiro centenário regressando à discussão das mesmas problemáticas que estiveram na génese da sua criação pelos “mercadores da paz”: os desafios ao comércio global. Hoje, a reforma do sistema de comércio multilateral é prioritária tendo em conta as novas tendências protecionistas que ameaçam economias de pequena e média escala como Portugal, travando os progressos que a globalização facilitou.

Dezenas de empresas juntaram-se a nós no dia 28 de Fevereiro para o debate que reuniu profissionais de todos os setores do processo inerente às transações comerciais. Tendo a conferência sido iniciada com a intervenção de Bruno Bobone, presidente da ICC Portugal, John W. H. Denton AO prestou a sua homenagem à história da ICC, identificando as principais ameaças à atividade de exportação e importação das empresas:

Trade – which more than anything represents the shared economic interests of nations – is under threat (…) we are witnessing an increasing scepticism about the benefits of trade, and an increasing readiness by politicians to promote protectionism as a response to societal ills.”.

O representante da ICC enumerou claramente as divisões que hoje assolam o comércio internacional:
1. Entre as instituições e o público
2. Entre “vencedores” e “perdedores”
3. Entre o sistema que temos e o sistema que precisamos

No combate a estas divisões, a ICC tem desenvolvido cinco campanhas chave, que cruzam temas e missões fundamentais para o ambiente empresarial global:
i) Make trade work for people and our planet
ii) Make climate change everyone’s business
iii) Stop the rise in global inequality
iv) Make technology work for all
v) Lead for the long term

Terminou com um apelo às empresas para trabalharem em conjunto com a ICC nestes pontos, e de repensarem o modo como operam ao serviço do bem comum a nível global.

Uma primeira mesa redonda, moderada por João Magalhães, Despachante Oficial das Alfândegas, e António Belmar da Costa, Diretor Executivo da Agepor, reuniu tópicos e representantes muito diversos, e simultaneamente complementares: Bernardo Trindade, Presidente da estrutura de missão “Portugal In para o Brexit”, tratou precisamente o impacto do Brexit no comércio internacional; Tim Yeend, Chefe de Gabinete e Conselheiro Principal do Diretor Geral da Organização Mundial do Comércio, debruçou-se sobre o protecionismo e as suas repercussões no comércio mundial; Patrícia Gonçalves, diretora dos assuntos económicos da CIP, elaborou sobre o papel das organizações no comércio global; restando a Ana Paula Raposo, Subdiretora-Geral da AT, o tema da adaptação das alfândegas à nova era do comércio.

A mesa redonda da tarde trouxe ao debate as várias vias de comércio, a sua evolução e os procedimentos em causa, pela voz de conhecidos players nacionais e internacionais: Rui d’Orey, CEO da Horizon View, tratou as tendências no shipping global, tendo Carlos Vasconcelos, Presidente da Medway e Chairman da MSC Portugal, e Joana Nunes, Multimodal Transport Institute Manager na FIATA, focado a questão da ferrovia e rodovia: parceiros na gestão da cadeia logística de fornecimento?. António Raposo de Lima, Presidente da IBM Portugal, apresentou o tema da resolução digital, a indústria 4.0 e o futuro do comércio global, com Oliver Peltzer, da sociedade de advogados alemã Arnecke Sibeth Dabelstein e vice-presidente da Comissão de Aduaneiro da ICC, a tratar o tema dos controlos alfandegários e a eficácia da cadeia logística.

 

Os assuntos reunidos nesta conferência internacional são da maior pertinência para as empresas e profissionais do comércio global, e portanto temas caros à própria Câmara de Comércio Internacional. Descarregue aqui as fotografias deste evento único em Portugal.

Convidamo-lo a explorar o site criado especialmente para as comemorações dos 100 anos da ICC, onde poderá descobrir a nossa história e o que fizemos pelas empresas de todo o mundo no último século.

Saiba mais sobre a maior organização mundial de empresas! Fale connosco através do geral@icc-portugal.com

 

Descarregue aqui o press release.

Os nossos Membros