A Câmara de Comércio Internacional (ICC) celebrou o Dia Internacional das Alfândegas, debruçando-se sobre a análise de dados para a gestão eficiente das fronteiras. Dada a confiança do setor privado nos regimes aduaneiros eficientes e na simplificação logística aquando da exportação e importação de mercadorias, a ICC definiu 3 caminhos a seguir, em 2017, e em nome das empresas, para reduzir os obstáculos ao comércio além-fronteiras e para promover políticas e procedimentos aduaneiros eficientes em todo o mundo.
Desenvolver a excelência da exportação e importação
A ICC Academy – a inovadora plataforma de e-learning da organização mundial de empresas - prepara-se para apresentar a sua mais recente formação, o Certificado de Exportação / Importação. Como primeiro programa de exportação e importação da ICC, este certificado abordará diferentes temas, desde as transações comerciais internacionais e os contratos para o financiamento de exportação e importação, até à logística internacional, entre outros. Pensado para empresários com experiência e também para estudantes é uma ferramenta essencial para ajudar gerir um negócio internacional. Um evento de lançamento está previsto no próximo dia 14 de fevereiro em Singapura. Incluirá um painel sobre o desenvolvimento de capacidades de comércio internacional e uma demonstração daquilo que este novo programa de certificação online engloba.
Construir a segurança jurídica da “origem”
Os acordos de livre comércio e os regimes para Operadores Económicos Autorizados (OEA) estão a redefinir a ideia da origem do produto. As parcerias entre as Alfândegas e as Câmaras de Comércio que oferecem os serviços de facilitação de comércio serão o centro de uma sessão dedicada aos certificados de origem no 10º Congresso Mundial de Câmaras. A ter lugar em Sidney, Austrália, o evento internacional e coorganizado com a Sydney Business Chamber, terá lugar de 19 a 21 de setembro de 2017. A sessão será uma oportunidade para os líderes empresariais e de câmaras de comércio considerarem o futuro da questão da origem, bem como o seu potencial impacto no papel central desempenhado pelas câmaras no apoio às autoridades aduaneiras no que toca à segurança jurídica na aplicação das políticas comerciais.
Promover a facilitação de comércio
Neste momento falta apenas a ratificação de mais dois países para que o Acordo de Facilitação do Comércio (TFA) da Organização Mundial do Comércio (OMC) entre oficialmente em vigor. O TFA é um acordo global sobre os procedimentos fronteiriços que pode contribuir para o crescimento do comércio mundial em cerca de US$1 trilião ao ano. O seu objetivo é tornar os procedimentos aduaneiros mais transparentes e eficientes, reduzindo a burocracia e a corrupção, aproveitando ao mesmo tempo as novas tecnologias. O TFA será o primeiro acordo de comércio global em 20 anos a entrar em vigor e pode ser uma oportunidade para tornar o comércio internacional numa realidade para todos.
A cooperação entre os estados e as empresas pode ter um papel estratégico na implementação das reformas para facilitação de comércio e é por isso que, em 2017, a ICC irá continuar a trabalhar proximamente com a Organização Mundial das Alfândegas e através da Aliança Global para a Facilitação do Comércio para garantir a implementação do TFA.
Consulte o Press-Release.