Um “Roadmap and Vision for Industry, Policymakers and Traders Worldwide” : o primeiro passo na complexa jornada de definição de standards a implementar com vista a um sistema de comércio - e de financiamento do comércio - mais sustentável.
The Roadmap and Vision for Industry, Policymakers and Traders Worldwide – é o primeiro resultado de um projeto recém-lançado pela ICC que visa alinhar uma definição consistente de comércio sustentável e financiamento decomércio sustentável, estabelecer detalhadamente o que constitui uma transação comercial sustentável e propor uma estrutura e metodologia de avaliação para qualificar operações comerciais para esse fim.
A primeira pedra do projeto é o documento de posicionamento que estabelece as definições de comércio sustentável e financiamento do comércio, uma comparação com outras medidas de sustentabilidade e por que elas podem ou não ser aplicadas ao financiamento do comércio.
Em geral, abrange as hipóteses atuais sobre os objetivos, princípios e definições relativos ao comércio sustentável e financiamento do comércio sustentável, o roteiro previsto até e durante a implementação, uma introdução à metodologia para avaliação do comércio sustentável e uma visão de como os padrões serão aplicados para habilitar essa avaliação.
A ambição final do projeto é acelerar o papel do comércio global em ajudar as empresas a cumprir tanto o acordo de Paris para a redução das emissões globais de gases de efeito estufa quanto os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – que vão além da sustentabilidade ambiental. Além disso, o projeto visa permitir uma maior compreensão das considerações de sustentabilidade nas cadeias de suprimentos globais e inspirar mudanças em todas elas.
O documento de posicionamento inclui uma pesquisa e convidamos todos os leitores a fornecer seus comentários sobre a hipótese apresentada, bem como os possíveis obstáculos e como podemos superá-los.
Este projeto é conduzido pela ICC e mais de 200 de seus membros e em parceria com o Boston Consulting Group (BCG).
Saiba mais sobre a ICC aqui.
Saiba mais sobre o BCG aqui.