A Organização Mundial de Empresas

Incoterms® 2020

images/icc-resourrces-for-business-incoterms.jpg

As regras Incoterms® da ICC são mundialmente conhecidas por facilitarem operações de comércio global no valor de vários biliões de dólares anualmente.
Saiba mais sobre o lançamento oficial dos Incoterms® 2020 aqui.

 

O que são as regras Incoterms®?

As regras Incoterms® da ICC são os termos comerciais mais utilizados mundialmente no comércio de mercadorias. Quer esteja a preencher um pedido de compra, a embalar e rotular um carregamento para transporte ou a preparar um certificado de origem num porto, as regras Incoterms® existem para o orientar! Elas oferecem orientações específicas para quem é parte numa operação de importação e exportação de mercadorias diariamente.

Quem publica as regras Incoterms®?
Desde a sua fundação em 1919, a ICC tem assumido o compromisso de facilitar o comércio global. As diferentes práticas e interpretações legais entre comerciantes de todo o mundo exigiam a criação de um conjunto de regras e orientações comuns. Como resposta a esta dificuldade a ICC publicou as primeiras regras Incoterms® em 1936, as quais tem mantido e desenvolvido desde então.
Ao celebrar o seu Centenário em 2019, a organização mundial de empresas tem o prazer de anunciar a preparação e a publicação dos Incoterms® 2020, uma nova edição destas regras que ajudará a preparar o próximo século do comércio global.

Porquê usar as regras Incoterms® no comércio internacional?
Embora existam outras cláusulas comerciais, tal como a Harmonised Tariff Schedule of the United States, as regras Incoterms® são de âmbito global. Também não incluem termos comerciais codificados com fins nacionais, como seja a regra norte-americana de “less than truckload shipping” (LTL). Ao contrário das políticas comerciais internas, as regras Incoterms® são universais, oferecendo clareza e previsibilidade às empresas que operam diariamente a uma escala global.

O que significa Incoterms®?
Incoterms® é um acrónimo para international commercial terms, sendo já uma marca da Câmara de Comércio Internacional, registada em vários países. As regras Incoterms® incluem abreviaturas para esses termos, como o FOB (Free on Board), DAP (Delivered at Place), EXW (Ex Works), CIP (Carriage and Insurance Paid To), tendo todas um sentido muito preciso para a compra e venda de mercadorias em todo o mundo.
Estes termos carregam um significado universal para compradores e vendedores em todo o mundo. Um analista financeiro na cidade de Londres poderá associar o acrónimo FCA com a Financial Conduct Authority do Reino Unido; no entanto, para importadores e exportadores de todo o mundo, FCA são as iniciais de Free Carrier, ou a obrigação do vendedor de entregar a mercadoria ao transportador designado pelo comprador nas instalações do vendedor ou noutro local acordado.

Quando foi a última atualização das regras Incoterms®?
A atualização mais recente feita pela ICC das regras Incoterms® foi em 2010. Os Incoterms® 2010 ainda estão em vigor e podem ser acedidos na página dos recursos para as empresas.

O que aconteceu aos Incoterms 2015, Incoterms 2016, Incoterms 2017, Incoterms 2018, Incoterms 2019…?
Não se preocupe – eles não existem! A última edição das regras Incoterms® são os Incoterms® 2010, que permanecerão ativos para os seus utilizadores.

Para saber mais sobre a evolução das regras Incoterms®, visite a página da história das regras Incoterms®.

Consulte a ICC Portugal para esclarecimentos e mais informações sobre a utilização dos Incoterms®. 

Mais notícias sobre ações de formação e lançamento oficial em Portugal serão divulgadas em breve aqui. Esteja atento.

Para se manter atualizado subscreva a nossa newsletter aqui.

Leia a notícia original aqui.

Os nossos Membros