A Organização Mundial de Empresas

Iniciativa de padrões comerciais digital é lançada sob égide da ICC

images/6.a.png

A ICC lançou a Digital Trade Standards Initiative (DSI) - um esforço colaborativo entre indústrias para permitir a padronização do comércio digital.

A Digital Trade Standards Initiative (DSI) da ICC irá basear-se no trabalho realizado por várias iniciativas semelhantes, muitas das quais têm como objetivo digitalizar o comércio, principalmente através do desenvolvimento de padrões de comércio e tecnologia para promover a interoperabilidade.

O DSI da ICC promoverá uma maior inclusão económica por meio do desenvolvimento de padrões de comércio aberto. Isso facilitará a interoperabilidade técnica entre as várias redes e plataformas de tecnologia baseadas em blockchain que entraram no espaço comercial nos últimos dois anos.

"Os padrões universais conectarão as ilhas digitais existentes e permitirão às forças do mercado melhorar a experiência do cliente", referiu o secretário-geral da ICC, John WH Denton AO. “Como uma voz líder e neutra no setor, fazia sentido colocar esse projeto sob a égide da ICC. Isso permitirá ao DSI da ICC liderar e coordenar esforços no desenvolvimento de padrões e protocolos para digitalizar o comércio.”

O DSI da ICC é único entre as iniciativas de digitalização comercial existentes, devido à sua natureza coletiva. Frequentemente, a digitalização é realizada por meio de acordos bilaterais entre instituições que exigem que os membros utilizem a mesma plataforma. Isso resultou em dados isolados e processos personalizados de comércio e financiamento comercial.

“O DSI da ICC procura coordenar todas as partes na padronização de formatos e processos de dados, em vez de duplicar os esforços existentes. Por sua vez, a associação estará aberta a todas as organizações de setores e regiões geográficas, incluindo associações e iniciativas existentes do setor”, explicou Steven Beck, líder de Trade Finance do Banco Asiático de Desenvolvimento.

O DSI da ICC será apoiado pelo financiamento do Banco Asiático de Desenvolvimento e pelo Governo de Singapura, para além do apoio da ICC. O DSI da ICC será administrado como uma entidade independente do recém-criado ICC Center for Future Trade.

"Vimos o tremendo impacto da tecnologia no crescimento das empresas e na facilitação do comércio internacional", referiu Gina Lim, Diretora de Financing Ecosystem Developmen da Enterprise Singapore. “O DSI da ICC promoverá uma maior adoção da tecnologia dentro do ecossistema comercial e facilitará uma maior inclusão para pequenas empresas. Estamos entusiasmados com o estabelecimento do escritório da ICC DSI em Singapura e esperamos trabalhar com os nossos parceiros globais em diferentes regiões e setores.”

A ICC antecipa a implementação de uma equipa de gestão em tempo integral e de um Comitê de Direção global e diversificado para fornecer orientação e definir prioridades para o desenvolvimento do projeto.

A ICC abriu um processo de recrutamento para contratar um Diretor para liderar as operações no DSI da ICC, com um evento oficial de lançamento a ser agendado assim que este processo estiver concluído.

Consulte a notícia completa aqui

Os nossos Membros