A Organização Mundial de Empresas

Inquérito global da ICC sobre Trade Finance confirma otimismo do setor bancário

images/2020tradefinance.jpg

O 11º Inquérito Global Anual sobre Trade Finance da ICC revela que os bancos estão otimistas sobre a natureza em desenvolvimento do setor de Trade Finance, embora estejam conscientes dos desafios e interrupções resultantes da pandemia de COVID-19.

O relatório do Inquérito Global da ICC para 2020 foi lançado com base em informações exclusivas de quase 350 entrevistados em mais de 80 países, sendo reforçado com contribuições diferenciadas de uma gama internacional de especialistas do Asian Development Bank (ADB), AUSTRAC, Boston Consulting Group (BCG), Coriolis Technologies, HSBC, Kountable, SWIFT and TXF.

As respostas ao inquérito e os comentários que as acompanharam refletem uma evolução e maior adesão à inovação face ao trade finance internacional, seja através de técnicas tradicionais ou de mecanismos emergentes no Supply Chain Finance (SCF). O SCF e o comércio digital foram confirmados como as principais prioridades de crescimento para os bancos, com 86% e 84% dos respetivos entrevistados chamando-os de 'prioridade imediata ou de futuro próximo'.

Outros tópicos também têm vindo a ganhar força entre os participantes - como a sustentabilidade e a inclusão financeira, entre os quais 67% dos entrevistados indicaram que o seu banco possui agora uma estratégia de sustentabilidade. Para além disso, a maioria dos bancos entrevistados também tem vindo a integrar riscos de sustentabilidade nos seus procedimentos de gestão de risco de crédito.

Em termos de desafios contínuos, bancos de todos os tamanhos continuam preocupados com os obstáculos ao crescimento dos seus negócios de trade finance, representados pelas políticas de regulamentação e conformidade, com 56% respostas de 'preocupação significativa' em relação aos requisitos regulatórios.

Avaliando o impacto da COVID-19

Enquanto isso, para quantificar o provável impacto da pandemia no setor de trade finance, o inquérito contém resultados de dois projetos adicionais. O primeiro é a análise do BCG para modelar cenários sobre como a COVID-19 pode interferir no comércio, sugerindo que os valores do fluxo de comércio podem cair entre 11% a 30% em 2020. As descobertas também indicam que, quanto mais tempo persistirem os bloqueios, mais severo será o impacto global e sistémico, pois empresas de todos os tamanhos - de natureza nacional e internacional - lutam para cumprir as obrigações financeiras e comerciais e permanecer viáveis.

A ICC também liderou uma pesquisa complementar COVID-19 para compreender a perceção dos bancos em relação ao impacto inicial da pandemia no trade finance, na qual bancos de todas as regiões relataram uma queda média de 0 a 10% nos seus fluxos comerciais no primeiro trimestre de 2020, e a maioria espera pelo menos um declínio de 20 a 30% para o ano inteiro. Para além disso, os resultados da pesquisa revelam que muitos dos bancos estão a apoiar os seus clientes durante a crise, estendendo os termos de financiamento, aprimorando as suas ofertas digitais e até revendo algumas políticas internas sobre as regras da documentação original.

Apesar da atmosfera desafiadora que presenciamos, os bancos ao redor do mundo relevaram-se geralmente otimistas. Mesmo nos estágios iniciais e altamente perturbadores da crise global da COVID-19, o trade finance permaneceu disponível e acessível. Por sua vez, o Inquérito Global confirma e reforça o caráter resiliente e a adaptabilidade do trade finance.

Alexander Malaket, Presidente deste Inquérito Global da ICC, observa: “O comércio é fundamentalmente importante para a saúde económica global, bem como para o crescimento e desenvolvimento, sendo ainda mais crítico em tempos de crise. O Inquérito Global da ICC fornece dados credíveis, respostas sinceras e conteúdo analítico sólido para ajudar a moldar decisões estratégicas, informar políticas e apoiar o diálogo internacional. Esta última edição do relatório faz uma importante contribuição para o comércio internacional.”

Temos o prazer de anunciar o lançamento do site atualizado do Inquérito Global, onde poderá fazer o download da cópia do relatório 2020.

Saiba mais sobre este inquérito aqui.

 

Os nossos Membros