A Organização Mundial de Empresas

Lançamento do Guia de Cibersegurança para Empresas da ICC - Versão Portuguesa!

images/Guia_ciber.png

As tecnologias de informação e comunicação mais recentes, estão a permitir que as empresas inovem independentemente da sua dimensão e que alcancem novos mercados através de otimizações que beneficiem os clientes e a sociedade em geral. 

No entanto, cada vez mais, as políticas e práticas de negócio são desafiadas a adaptar-se aos impactos diretos e indiretos dos ambientes de comunicação ubíquos e fluxos de informação de rede necessários para a entrega de bens e serviços.

Muitas empresas adotam novas tecnologias de informação e comunicação sem perceber completamente que, os novos tipos de riscos devem ser geridos em resultado
dessa adoção. Este guia aborda essa lacuna e descreve como empresas de todas as dimensões podem identificar e gerir os riscos de cibersegurança.

As falhas na cibersegurança estão constantemente nos meios de comunicação. As empresas estão agora expostas a novas fontes de risco à medida que entidades
criminosas, hackers, estados-nação e concorrentes se tornam cada vez mais sofisticados, aproveitando-se das fraquezas das mais recentes tecnologias de informação e comunicação. De modo a evitar que tal aconteça, a ICC desenvolveu o Guia de Cibersegurança para Empresas. 

Ao nível nacional, a ICC Portugal conta, desde 2018, com uma Comissão de Economia Digital, da qual fazem parte advogados e representantes de empresas, suas Associadas, com conhecimentos e experiência em várias matérias relacionadas com a digitalização da economia, como é o caso da inteligência artificial e da cibersegurança. Esta Comissão é presidida por Pedro Vidigal Monteiro, Sócio da Telles, Sociedade de Advogados.

No início deste ano, esta Comissão concluiu a tradução do referido Guia de Cibersegurança para empresas que irá publicar e dar a conhecer a grandes, pequenas e médias empresas, no dia 21 de Julho, às 17h, num formato virtual.

De acordo com o programa da Sessão, que será divulgado brevemente, contaremos com a participação de um representante da ICC em Paris, bem como um representante da Secretaria de Estado para a Transição Digital e, ainda, outros representantes de empresas nacionais dedicados ao tema da Cibersegurança.

Relacionado com este tema, destacámos também O A Practical Guide for SMEs Digital Journey, produzido pela ICC Argentina e pela Câmara de Comércio e Serviços da Argentina. As recomendações contidas neste guia são oportunas e relevantes, uma vez que a digitalização será crucial para melhorar o desempenho das PMEs e para que elas continuem competitivas, numa economia em movimento que enfrenta mais clientes on-line com expectativas de uma experiência digital integrada, acessível e responsiva.

Este documento foi publicado como parte da campanha Save Our SMEs da ICC, que serve para destacar a situação das micro, pequenas e médias empresas que enfrentam os impactos económicos da COVID-19, fornecendo recomendações de políticas aos governos para ajudar as PMEs e oferecer ferramentas gratuitas e serviços de apoio para as ajudar a permanecer ativas durante a crise e a prosperar no futuro.

Os nossos Membros