A Organização Mundial de Empresas

Lançamento do Manual “Introdução às Políticas de Cibersegurança”

images/icc-trading-thoughts-cyber.png

O Manual que põe em evidência as questões-chave e os desafios que as empresas e a sociedade enfrentam no reforço da segurança da Internet e na resposta à crescente gama de ameaças à cibersegurança.

O setor privado tem, e continua a assumir papéis e responsabilidades significativas no desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Enquanto representante de 45 milhões de empresas de todas as dimensões e setores em mais de 100 países, a Câmara de Comércio Internacional (ICC) está empenhada em garantir que as tecnologias digitais funcionem para todos, todos os dias, em qualquer lugar, a fim de aproveitar plenamente o potencial da economia digital e salvaguardar o bom funcionamento das infraestruturas essenciais.

Embora tenha sido sempre uma meta importante, no contexto da atual pandemia COVID-19 é fundamental, pois, as redes digitais serem seguras, protegidas e resilientes pois são vitais para manter o funcionamento das nossas economias e sociedades e para proteger vidas e meios de subsistência, em todo o mundo.

A ICC trabalha com governos e empresas de todo o mundo para construir um entendimento comum sobre o que constitui uma política de segurança cibernética robusta e um conjunto de práticas recomendadas, dada a proliferação de ataques, a fim de promover uma Internet mais segura para empresas e utilizadores.

Com uma história de cem anos de desenvolvimento de regras aplicáveis e globalmente reconhecidas, reunindo especialistas e profissionais, a ICC considera essencial que as empresas e os governos tenham um entendimento comum sobre como definir riscos, metas, impactos e respostas relativas à segurança cibernética, incluindo leis nacionais e normas internacionais. 

Embora os governos e as empresas tenham papéis diferentes na abordagem da segurança cibernética, eles reforçam-se mutuamente.

Este Manual, disponível aqui, destaca alguns dos principais problemas e desafios que as empresas e a sociedade enfrentam.

No seguimento deste lançamento, partilhamos também o último episódio do podcast: “ICC Trading Thoughts” com a presença de Rene Summer – Diretora de Relações Governamentais e Indústria na Ericsson e líder do Grupo de Trabalho da ICC em Cibersegurança – com o intuito de discutir o impacto das ameaças cibernéticas nos negócios e na sociedade, bem como algumas das etapas que as empresas e os governos devem seguir para enfrentar esses desafios.

Ouça já na sua plataforma favorita: Soundcloud | Spotify | Apple Podcasts

Os nossos Membros