A Organização Mundial de Empresas

Novo Centro da ICC apoia empreendedorismo global e startups

images/1._New_ICC_Centre_embraces_global_entrepreneurship_and_start-ups.jpeg

A Câmara de Comércio Internacional (ICC) irá apoiar a nova geração de empreendedores e startups com iniciativas fornecidas através do ICC Center for Entrepreneurship.

Ao longo da última década, o comércio multilateral foi transformado pelo aparecimento da chamada gig economy, com empresários, startups e investidores de risco reunidos em centros de inovação locais para desenvolver produtos e serviços inovadores. Construindo a sua rede global empresas, câmaras de comércio, instituições académicas e organizações intergovernamentais, a ICC lançou o ICC Center for Entrepreneurship, para conectar empreendedores locais a mercados globais e fornecer conhecimento para empresas iniciantes.

O Centro servirá como uma plataforma para dimensionar globalmente as iniciativas empresariais locais e regionais mais bem-sucedidas, impulsionadas pelas câmaras de comércio e por parceiros inovadores.

Lançado em Istambul com a ICC Turquia e a Union of Turkish Chambers of Commerce and Commodity Exchanges (TOBB), o primeiro núcleo do ICC Center for Entrepreneurship buscará parcerias com empresas, câmaras de comércio e parceiros tecnológicos para promover o desenvolvimento económico local e oferecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) das Nações Unidas (ONU). O Centro criará núcleos regionais em cidades como Istambul, para cultivar empreendedores domésticos e estabelecer parcerias transnacionais entre corporações e startups. À semelhança do primeiro centro regional em Istambul, a ICC planeia abrir outros centros em cidades como Beirute para estimular o desenvolvimento económico local.

Em Istambul, para o lançamento do Centro, o secretário-geral da ICC John WH Denton AO explicou que o Centro está alinhado às campanhas da ICC para fazer a tecnologia funcionar para todos, impedir a ascensão global da desigualdade e liderar a longo prazo. "Vemos o empreendedorismo como uma ajuda para preencher o vazio de oportunidades que existem para a próxima geração e para aqueles que lutam para encontrar um ponto de apoio na economia de mercado", referiu Denton.

Denton identificou a localização e a comunidade empresarial da Turquia como fatores importantes por trás da decisão de abrir o primeiro centro em Istambul. "A Turquia não é apenas uma economia crítica do G20, mas [é essencial] no desenvolvimento da Ásia Central, dos Balcãs e do Cáucaso", referiu. "O objetivo do Centro de Empreendedorismo em Istambul é alcançar, desenvolver essas comunidades de empresas e permitir que os cidadãos encontrem uma posição na economia global com o nosso apoio".

O Centro aproveitará a conexão digital para unir empreendedores com especialistas da rede global da ICC para fornecer orientação e formação digital. O Centro já estabeleceu parcerias com a empresa de mídia social Facebook Station e a Mind the Bridge, uma empresa de consultoria em inovação sediada em São Francisco. O Centro também contará com a força das câmaras de comércio em mais de 100 países e do ICC’s Knowledge Solutions Department.

No futuro, o Centro sediará uma série de palestras da ICC para empresários, câmaras de comércio, empresas, bancos e membros do governo, para lidar com os desafios estruturais enfrentados pelos mercados emergentes e em desenvolvimento. Ao reunir empresas e empreendedores, o Centro estabelecerá uma comunidade de profissionais inovadores, com o objetivo de desafiar as convenções e transformar o futuro das empresas.

Saiba mais sobre esta matéria aqui.

Os nossos Membros