A Organização Mundial de Empresas

Novo Guia de normas-padrão para o comércio transfronteiriço sem papel

images/Guia_de_normas-padrao_400x170.png

A questão não é a falta de normas, mas sim a falta de consciência daqueles que existem, devido à natureza complexa e fragmentada do ambiente em que se desenrolam as operações de comércio global. A ICC e a OMC pretendem resolver este problema.

Porque é que o kit de ferramentas de normas-padrão para o comércio sem papel transfronteiriço é relevante?

O comércio global é a espinha dorsal da economia mundial, avaliada em 28 biliões de dólares em 2021. Apesar da sua importância, o comércio além-fronteiras continua a ser um processo notoriamente complexo, altamente dependente de documentos em papel.

Embora uma transação transfronteiriça envolva múltiplos intervenientes e exija a troca de 36 documentos e 240 exemplares, em média, menos de um por cento dos documentos comerciais são totalmente digitalizados.

Através do Kit de Ferramentas de Normas para o Comércio Sem Papel Transfronteiriço, a Digital Standards Initiative da ICC e a OMC pretendem equipar todos os participantes da cadeia de fornecimento, tanto públicos como privados, com algumas das normas mais notáveis e amplamente utilizadas para contribuir para um futuro de conectividade comercial segura e confiável. Este guia fornece uma visão geral das normas existentes de modo a promover a sua adoção, identificar potenciais lacunas e propiciar a interoperabilidade

O que está incluído no Guia de Normas-Padrão Para o Comércio Transfronteiriço sem Papel?

Normas fundamentais e normas de identificação para todos os intervenientes na cadeia de fornecimento para reduzir a tradução e permitir tecnologias de rastreio.

Normas para transações comerciais, incluindo as dos processos "Comprar", "Navio" e "Pagamento". Normas de transporte e logística para o manuseamento de cargas, desalfandegamento porto/aeroporto e rastreio de embarque em tempo real. Normas para documentos oficiais de controlo. Quadros de digitalização interoperáveis que apoiam a troca de documentos comerciais eletrónicos.

Como pode ser utilizado o Guia de Normas-Padrão Para o Comércio transfronteiriço sem Papel?

Compilando os trabalhos de 16 organismos de normalização, incluindo a ICC e a OMC, este Guia fornece uma visão geral das normas existentes para impulsionar a adoção, identificar potenciais lacunas e promover a interoperabilidade.

Imagem Noticia pdf

Saiba mais aqui.

Faça aqui o download.

Os nossos Membros