A Organização Mundial de Empresas

Paul Polman, líder da Unilever, nomeado Presidente da ICC, a maior organização mundial de empresas

images/icc-paul-polman-named-chair-of-icc.jpg

O CEO da multinacional de bens consumíveis Unilever, Paul Polman, foi eleito Presidente da Câmara de Comércio Internacional pelo Conselho Mundial da ICC em Paris no passado dia 21 de Junho.


Liderando a Unilever desde 2009, Paul Polman é um reconhecido nome na defesa do papel das empresas na promoção do progresso, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Sob a sua direção, a Unilever definiu uma visão ambiciosa para dissociar o crescimento do comércio da sua pegada ambiental, tendo ainda melhorado o impacto social da empresa através do Unilever Sustainable Living Plan.

O compromisso de Paul Polman em assegurar o crescimento e desenvolvimento sustentável a longo prazo reflete-se também na sua filiação no Fórum Económico Mundial do Conselho de Negócios Internacionais e no seu papel enquanto Presidente da Equipa B e Vice-Presidente do Pacto Global das Nações Unidas.

Paul Polman afirmou “Estou muito satisfeito por me juntar à direção da ICC num momento crucial para a organização e para a comunidade internacional. É hoje mais vital que nunca que as empresas desempenhem um papel central para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e que consigam responder aos inúmeros desafios globais que todos enfrentamos. Enquanto porta-voz do setor privado no palco mundial, a ICC está inigualavelmente posicionada para mobilizar as empresas rumo a ganhos de longo prazo que sejam em simultâneo social e economicamente produtivos.”.

No início do ano, Sua Majestade, a Rainha Isabel II distinguiu Polman enquanto Cavaleiro Honorário em reconhecimento pelo seu serviço empresarial, tendo também recebido a Medalha dos Tratados de Nijmegen pelo seu contributo para um mundo mais sustentável. Foi ainda congratulado com a Ordem de Cavaleiro da Legião de Honra pelo seu trabalho no apoio aos objetivos do Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas da ONU (COP21).

O Secretário-Geral da ICC, John W. H. Denton, referiu que “Ao longo da sua carreira de negócios, Paul Polman posicionou-se constantemente enquanto defensor do desenvolvimento sustentável e crescimento inclusivo. Estou muito satisfeito de tê-lo connosco numa altura em que a ICC se aproxima do seu 100º aniversário, e não tenho qualquer dúvida de que a sua liderança nos ajudará a alcançar o ambicioso caminho a que nos propusemos.”

Paul Polman sucede a Sunil Bharti Mittal, fundador e Presidente da Bharti Enterprises, que preside ao Conselho Executivo da ICC desde Junho de 2016 e que agora assume o papel de Presidente Honorário na mesma organização. A ICC alcançou várias conquistas sob a liderança de Mittal: em Abril de 2017, reuniu com o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, na sua sede em Nova Iorque, e enquanto Presidente da primeira organização do setor privado com Estatuto de Observador na Assembleia-Geral da ONU, Sunil Mittal participou num almoço de Chefes de Estado, no qual estiveram o Presidente dos EUA Donald Trump, o Presidente francês Emmanuel Macron, o Primeiro-Ministro canadiano Justin Trudeau, e o Presidente do Brasil Michel Temer, entre outros líderes mundiais.

Sunil Mittal juntou-se ainda aos líderes do mundo empresarial num apelo à cooperação internacional para configurar um mundo interconectado, antes da Cimeira de 2017 dos G20 em Hamburgo, frisando que as regras comuns e instituições fortes como a Organização Mundial do Comércio são vitais para assegurar que a globalização beneficia todos em qualquer lugar. Mittal sublinhou o potencial do e-commerce para revolucionar o fluxo do comércio global, e recentemente incitou os EUA e todos os seus parceiros comerciais a encontrar novas formas de resolver as tensões atuais no comércio, como  através do diálogo multilateral, e sem recurso a novos aumentos das tarifas.

 

Leia a notícia original aqui.

Descarregue o press release aqui.

Os nossos Membros