A Organização Mundial de Empresas

SDG Business Forum – “Passar das palavras às ações”

images/ICC_GG.jpg

A ICC juntou-se às Nações Unidas na organização do Sustainable Development Goals Business Forum 2018 no passado dia 17 de Julho, realizado em paralelo com o High Level Political Forum da ONU, focado este ano nos seguintes objetivos:

ODS2018

O Secretário-Geral da ICC, John Denton, no seu discurso de abertura do Business Forum deixou um apelo a todos os Governos para serem mais ambiciosos nas medidas climáticas já para 2020 – lembrando a Declaration for Ambition de 21 de Junho de 2018, onde 23 países se comprometeram a elevar os padrões das suas medidas climáticas até 2020.

No seu discurso, referiu que “A failure to address climate change will hurt us all. As UN Secretary General Antonio Guterres has stated, countries must go beyond the bare minimum and take transformative action if we are to achieve the goals set out in the Paris Agreement. […] Climate change is a global challenge that requires a global solution. More than ever, we call on all countries to renew their commitment to ambitious multilateralism and international rules-based decision making. Only by working together can we secure a more sustainable future.

A ICC incentiva tanto as empresas como os Governos a reforçar o seu plano de ações inovadoras rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pedindo políticas nacionais para o longo prazo nesta matéria, bem como um enquadramento e incentivos para a sua efetiva implementação pelo tecido empresarial, ao mesmo tempo que aumentam a sua competitividade, criam emprego e promovem o crescimento económico sustentável.

Para tal, criou o Business Action for Sustainable and Resilient Societies, a ser consultado e utilizado tanto pelos Governos como pelas empresas para apoiar os seus objetivos de alcançar o ambicioso plano das Nações Unidas de Desenvolvimento Sustentável.

Também o relatório “Global Responsibilities” corre nesse sentido de reportar o progresso e as falhas de cada região, retirando importantes conclusões das estatísticas, rankings e estudos feitos desde 2015, ano em que foram lançados os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Passada a fronteira dos 1.000 dias desde o estabelecimento dos ODS, este Fórum pretendeu desafiar os seus participantes a refletirem criticamente sobre o progresso feito até ao momento e o longo caminho que ainda falta percorrer. De acordo com um relatório das Nações Unidas preparado para o evento, nenhum país está bem encaminhado para alcançar os 17 Objetivos até 2030, o que sublinha a importância das parcerias entre os atores económicos a nível mundial.

Foram ainda apresentadas quatro conclusões para melhorar as parcerias existentes no próximo ano:

1. Ser transparente nos progressos e nos fracassos. Nas palavras de Jean-Pierre Clamadieu, CEO da Solvay, “transparency is critical to raising benchmarks and keeping companies challenged”.

2. O comércio é a chave para o desenvolvimento sustentável e crescimento inclusivo. Como refere o CEO da Cargill, David MacLennan, “Trade is essentially a partnership that can drive economic growth, increase incomes […] and empower societies. In a time when trade is under attack, we cannot forget to talk about its positive impact on sustainable development.”. O Global Alliance for Trade Facilitation é um excelente exemplo de como podem os setores público e privado unir-se para tornar o comércio internacional mais eficiente.

3. A tecnologia pode acelerar a mudança rumo aos ODS. A ICC divulgou nesta matéria um policy statement intitulado “ICT, Policy and Sustainable Economic Development 2018”, onde enumera, entre outros, as ferramentas tecnológicas disponíveis para os governos e empresas para melhorar a vida humana.

4. Os ODS devem resultar para todos. Existe ainda uma grande lacuna nas pequenas empresas, start-ups e empreendedores envolvidos, e terá de haver um esforço acrescido para consciencializar as empresas em todos os seus níveis. A Secretária-Geral Adjunta da ONU, Amina J. Mohammed, impele a que “To the young business leaders: Continue to be disruptive because we really need that to see real change.”.

 

A ICC assume o seu papel enquanto representante nas Nações Unidas dos interesses e das responsabilidades do setor privado no palco internacional, comprometendo-se a atuar essencialmente em três pontos:

- Tornar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável um assunto respeitante a todos, utilizando a rede de contactos da ICC de 45 milhões de empresas;

- Medir o impacto dos ODS;

- Assumir um investimento de longo prazo no mercado, assegurando que os incentivos e regulamentação aprovados estão alinhados com o crescimento sustentável exigido.


A ICC compromete-se com os ODS consolidados pelas Nações Unidas, e abre-se enquanto plataforma de apoio às empresas para alcançarem uma produtividade ótima e sustentável.

Chart of UN Sustainable Development Goals 1024x521

 

Consulte o press release aqui.

Os nossos Membros