A Organização Mundial de Empresas

Torna-se urgentemente necessário um plano de ação global para permitir uma recuperação pós-pandemia, avisa a ICC

images/g20-c.jpg

A ICC emitiu um comunicado alertando para o facto de que as economias mais ricas do mundo correm o risco de impor grandes custos à economia global na ausência de uma mudança radical em sua abordagem para gerenciar a pandemia Covid-19.

Em uma declaração emitida antes da reunião desta semana dos Ministros das Finanças do G20, o Secretário-Geral da ICC, John W.H. Denton AO disse:

“Os ministros das finanças das economias mais ricas do mundo estão a fazer uma enorme aposta com as suas riquezas económicas domésticas, caso não consigam levar a cabo uma ação conjunta para vacinação de todo o mundo. À medida que a procura volta a aumentar em muitas economias ocidentais, já estamos a assistir a uma escassez de oferta que é prejudicial em muitos setores importantes - atrasando o crescimento e gerando um aumento preocupante da inflação doméstica.

“A única maneira de qualquer governo garantir uma recuperação económica da crise da Covid-19 é investindo num grande esforço colaborativo para vacinar o mundo. É claramente uma oportunidade para as empresas, de fazerem os investimentos necessários nesse sentido.”

 

Enquanto os líderes do G7 se comprometeram no mês passado a ceder um trilião de doses de vacinas comprovadas às economias emergentes ao longo dos pr+oximos 2 anos, a ICC – a instituição que representa mais de 45 milhões de empresas de todo o um do – alertou para o facto de que estes compromissos ainda não são suficientes. Seria necessário um efectivo esforço colaborativo para livrar a economia global do impacto do vírus.

 

John Denton afirma:

“É urgente e necessário um plano de ação global coordenado, para controlar o vírus. Para mitigar os riscos de queda da economia global, fruto de uma pandemia prolongada, os ministros das finanças do G20 devem oferecer algo mais do que os meros gestos dos líderes do G7 no mês passado. Um bom início seria um compromisso para fornecer financiamento antecipado para apoiar um aumento da capacidade de produção de vacinas e acelerar a implementação em todo o mundo em desenvolvimento. O FMI estimou que são necessários US $ 50 biliões para fazer isso - um pequeno investimento em comparação com os retornos potenciais de derrotar rapidamente a pandemia.

 

A organização empresarial global também pede que o G20 estabeleça um plano de ação abrangente para permitir aos mercados emergentes recuperarem dos efeitos da pandemia - abrangendo tanto o suporte de liquidez de curto prazo quanto o alívio da dívida de longo prazo.

Os nossos Membros